Translate/ Traducir/ Traduci/ Übersetzen/ oversætte/ ترجمة/ 翻译/ перевод/ 翻訳/ 번역/ Преведи/ kääntää/ çevirmek/ tłumaczyć
EnglishespañolItalianodeutsch Oversæt denne side til danskÖversätt webbplatsen på svenskaالعربية中文Русский日本語한국어СрпскиNederlandsSuomenTürkçePolska

Total de visualizações de página

17.4.11

Implantes Dentais Osseointegrados

Implantes Dentais Osseointegrados

MARTIN BECHSTEDT

Na década de 60 o prof. Branemark trabalhando com materiais à base de titânio, notou que o organismo aceitava a presença deste mesmo titânio em sua proximidade gerando uma adesão ao metal de maneira muito íntima, dando inicio a chamada era da osseointegração na implantodontia.

O QUE É UM IMPLANTE?

Consiste em um cilindro de titânio que se comporta como uma raiz dentária artificial. Apresenta rosca interna e externa. A externa é para aumentar a área de integração com o osso e a interna para suportar a futura prótese.

QUALQUER PESSOA PODE FAZER IMPLANTE?

Os implantes dentários apresentam algumas limitações, tais como idade, anatomia e condições orgânicas do paciente. Idade: um implante só pode ser instalado em um paciente que apresente desenvolvimento esqueletal completo. Nos homens à partir dos 18 anos e nas mulheres a idade mínima é por volta dos 17 anos. Quanto aos idosos desde que o paciente apresente boas condições orgânicas não existe contra-indicação. Anatomia: as melhores indicações são as regiões anteriores de pré-molar a pré-molar na maxila e na mandíbula. Regiões mais posteriores sofrem restrições por apresentarem acidentes anatômicos que atrapalham a instalação de um implante, nesses casos se não há altura e ou largura óssea suficiente, faz-se enxerto ósseo para posteriormente instalar o implante. Condições Orgânicas: o paciente deve apresentar condições orgânicas normais.

A CIRURGIA DO IMPLANTE É COMPLICADA? DÓI?

Não !!! Simplesmente é uma cirurgia delicada. Delicada para o Cirurgião, não para o paciente. É executada sob anestesia dentária local.

QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO?

A osseointegração leva de 4 a 6 meses para se concretizar. Durante este período o paciente usará uma prótese estética e depois monta-se sobre a raiz de titânio um dente que restabelecerá a estética e a função, muito semelhante ao dente natural.

ONDE ESTÃO INDICADOS OS IMPLANTES?

Na substituição de dentes unitários ou de grupos de dentes. Inclusive é indicado nos casos de dentaduras superiores e inferiores, onde se usa implantes para reter e estabilizar estas próteses.

Conclue-se que, com os implantes, a missão reabilitadora da Odontologia está plenamente consagrada e comprovada, tornando pacientes satisfeitos, com sua confiança e auto-estima elevada, possibilitando a sua completa integração em ambiente exigente e cada vez mais competitivo.

Instalação de implantes dentários sem cortes na gengiva (Cirurgia Guiada)

Implantes dentários já podem ser instalados de uma forma menos traumática e com menor risco possível ao paciente. A cirurgia guiada é realizada, primeiramente, no computador a partir de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente.

As imagens da tomografia computadorizada (TC) são manipuladas em um software específico que permite o planejamento minucioso da cirurgia em 3 dimensões (3D). O cirurgião-dentista pode planejar e instalar os implantes dentários de uma forma virtual, escolhendo a posição e inclinação mais adequada dos implantes, bem como a quantidade de implantes a serem utilizados, levando em consideração as restrições anatômicas do paciente.

Além disso, permite a confecção de um guia cirúrgico de alta precisão (cópia em escala real da região anatômica escolhida), que tem por objetivo permitir a instalação dos implantes dentários sem cortes na gengiva do paciente. Este guia indica ao cirurgião-dentista o local e a inclinação exata onde os implantes devem ser instalados. Ainda, em algumas situações, a instalação da prótese pode ser imediata. Sabendo, previamente, onde os implantes serão instalados, a prótese pode ser confeccionada antes e instalada no mesmo dia.

Contudo, nem todos os pacientes podem fazer a cirurgia guiada. Somente aqueles que apresentem condições ósseas satisfatórias (espessura e altura) para a instalação dos implantes. Aqueles que apresentarem perda óssea precisam passar, previamente, por uma cirurgia de enxerto ósseo. Este procedimento de enxertia óssea pode ser com osso do próprio paciente (enxerto autógeno – retirado da mandíbula, crista ilíaca ou calota craniana) ou com osso do Banco de Ossos Humano.

Vantagens da cirurgia guiada:

Redução dos erros trans-cirúrgicos devido ao planejamento detalhado previamente
Procedimento cirúrgico menos invasivo
Menor tempo cirúrgico
Redução dos riscos presentes nas cirurgias tradicionais
Instalação da prótese no mesmo dia
Recuperação pós-operatória mais rápida 
Desvantagens da cirurgia guiada:
Maior custo
Erros na realização da TC
Erros na manipulação do software e planejamento virtual
Erros na confecção do guia cirúrgico

MINI- IMPLANTES PARA ANCORAGEM ORTODÔNTICA 

Com o advento da fixação interna rígida através de placas e parafusos de titânio para a correção das fraturas e mais recentemente com o crescimento do uso de implantes dentários de titânio, chegou-se ao consenso de que o titânio é um material que reúne quase todas as características biológicas indispensáveis para a biossegurança aos tecidos moles e duros do complexo maxilofacial.
1.Micro placas e parafusos de titânio

Neste contexto, a modificação do formato e das características dos parafusos de titânio para o uso na ortodontia, baseado em estudos clínicos, fez com que a técnica para ancoragem absoluta através dos mini implantes ortodônticos seja hoje uma realidade, tornando o tratamento menos incômodo e mais eficiente. Ainda hoje existem certas situações ortodônticas que demandam grandes dificuldades técnicas, tais como a distalização e intrusão de molares. A ancoragem óssea absoluta obtida com os mini implantes ortodônticos veio simplificar o trabalho do ortodontista nestes casos específicos.

2.Mini implantes ortodônticos

 A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. Sob anestesia local, seleciona-se o local de seleção dos implantes, geralmente entre as raízes dos dentes envolvidos, tanto na mandíbula, mas especialmente na maxila. Faz-se pequena incisão no local e insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Quase sempre não são necessárias suturas, já que a incisão é mínima e a recuperação é indolor e rápida.

3.Mini implante em posição

A presença de um anteparo metálico dentro do tecido ósseo permite que o ortodontista faça movimentos mais precisos e mais rápidos utilizando o mini implante como âncora, reduzindo o tempo de ortodontia, já que a técnica de ancoragem fixa permite os movimentos necessários para o bom andamento do planejamento.

Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de mini implantes são o menor tempo de tratamento ortodôntico e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a técnica pouco invasiva, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, tamanho reduzido dos mini implantes o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas, capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.
Como conclusão, a técnica dos mini-implantes ortodônticos é totalmente segura, otimizando os resultados finais e reduzindo o tempo de tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores