Translate/ Traducir/ Traduci/ Übersetzen/ oversætte/ ترجمة/ 翻译/ перевод/ 翻訳/ 번역/ Преведи/ kääntää/ çevirmek/ tłumaczyć
EnglishespañolItalianodeutsch Oversæt denne side til danskÖversätt webbplatsen på svenskaالعربية中文Русский日本語한국어СрпскиNederlandsSuomenTürkçePolska

Total de visualizações de página

17.4.11

COMO SALVAR DENTE PERDIDO EM ACIDENTE

COMO SALVAR DENTE PERDIDO EM ACIDENTE

O procedimento a seguir não é absolutamente seguro em todos os casos, mas deve ser tentado, com certeza...
Um acidente grave ou um simples tropeção pode ocasionar a perda traumática de um ou mais dentes, que podem "voar" da boca para desencanto do acidentado.
A literatura odontológica comprova que dentes assim perdidos podem ser salvos se forem reimplantados o quanto antes possível. Recomenda-se o seguinte procedimento:
Imediatamente procurar o dente perdido no local do acidente. Quando encontrado segurar pela sua coroa, sem tocar na raiz.
Se o dente estiver sujo, lave-o com água ou soro fisiológico e o recoloque no lugar de onde saiu, sem perda de tempo. Se está tarefa lhe for impossível, coloque o dente dentro da boca do acidentado, em baixo da língua ou junto a bochecha. Se isto ainda não for possível, coloque o dente dentro de um copo com água, soro fisiológico ou leite.

Não limpe o dente com produtos químicos, como anti-sépticos, agentes de limpeza. Não limpe com escavação ou raspagem.
Procure seu dentista o mais rápido que puder. Não deixe para o dia seguinte. Cuidados especiais devem ser tomados a seguir, sem os quais o procedimento resultará em fracasso, com conseqüências que podem ser graves.

Recordando: Mantenha calma mas aja rapidamente. Proteja o dentes mantendo-o úmido. Procure o dentista. Ele irá verificar se o dente foi colocado em seu lugar certo. Se ele estiver mal posicionado ele ainda terá tempo de corrigir. Irá colocar uma contenção para imobilizar o dentes permitir que ele se recupere com mais facilidade e no seu devido lugar. Também, o dentista irá tomar outros cuidados preventivos da infecção.

Melhor Solução para Transportar Dentes Avulsionados

Qual seria a melhor solução para transportar dentes avulsionados (perdidos) por trauma até o consultório de um dentista?

Cinco soluções foram testadas:

Solução Salina Balanceada de Hanks (SSBH),
leite a 2%,
solução para lente de contato,
Gatorate e àgua
Em laboratório, células de ligamento periodontal de seres humanos foram expostos durante 1 hora a cada uma das soluções, na temperatura ambiente e com as soluções no gelo. As células foram observadas após o experimento, 24 e 48 horas depois, para determinar a quantidade de células sobreviventes e a capacidade de regeneração destas células.

Os resultados mostraram que as células com maior capacidade de regeneração foram aquelas que estavam armazenadas no gelo com qualquer uma das soluções. A solução com maior capacidade de sobrevivência e regeneração foi a SSBH. Leite gelado foi a segunda melhor escolha. As soluções para lente de contato e o Gatorate gelados mostraram resultados fracos, mas por um período curto poderiam servir. Àgua apresentou o pior resultado e não deveria ser usada.

Portanto, se você presenciar alguém perdendo um dente, primeiro encontre o dente, depois, sem raspá-lo, procure guardá-lo em um recipiente com leite gelado, já que a SSBH é mais difícil de encontrar. Em seguida faça o acidentado procurar um dentista o mais breve possível. Quanto mais rápido o dente for re-implantado, maiores serão as chances de permanência deste dente a longo prazo.

Acidente, queda de dente, o que fazer? 

AVULSÃO

ACIDENTE, QUEDA DE DENTE, O QUE FAZER?

Avulsão é a queda de um ou mais dentes por acidente com a saída total do alvéolo da peça dentária. As agressões na face tem como local mais freqüente de conseqüências os dentes anteriores superiores e em segundo plano os inferiores. Os pacientes jovens são as maiores vítimas, pelo comportamento mais agressivo nas brincadeiras, pelo estágio de evolução dos dentes em relação a idade. Ocorrido o acidente e constatada a avulsão deve a vítima ou o socorrente recolher o(s) dente(s) se possível recolocando-o no alvéolo, nas situações em que não for possível, deve-se acondicionar em lenço ou pano o(s) dente(s) umedecidos e limpos em saliva do próprio acidentado ou do socorrente, água ou leite até o local de atendimento.

Outro fator importante no atendimento é a rapidez de recolocação no alvéolo, deve ser o mais rápido possível. Nos casos em que não houver condições de atendimento imediato por razões de saúde do paciente, devemos manter o(s) dente(s) em leite, sendo recomendável o reimplante até 24h após o acidente. A tomada de decisão de realizar a recolocação, sempre recomendada pelas razões psicológicas pós-acidente, pois ocorre a restauração da parte perdida, como a permanência do dente acidentado em seu alvéolo, produz uma cicatrização de melhor futuro para estética do paciente. Aconselhamos para este atendimento os trabalhos de um Cirurgião Dentista, sempre que possível, as fases pós-acidente de trata mento tem na especialidade de Endodontia a melhor opção de resultados.

Nas avulsões a busca de atendimento deve ser rápida e o(s) dente(s) devem ser protegidos e umedecidos com saliva, leite ou água. O reimplante deve ser sempre realizado.

TRAUMA FACIAL COM AVULSÃO DENTÁRIA

O progresso industrial, as grandes comunidades, a falta de educação, são hoje responsáveis pelo elevado número de acidentes, em que a cabeça, e em especial a face, recebem as conseqüências. Novos inventos, competição mais acirrada, o fascínio pelo incontrolável levam em especial os jovens a traumas graves com intercorrências de complicadas soluções. A mais grave agressão é sem dúvida a Avulsão, ou seja, a extração de uma ou mais peças dentárias. Seguidamente observamos seqüelas nas estruturas anexas de suporte como osso alveolar, mucosas e gengivas.

O primeiro atendimento é muito importante que é normalmente feito em local es pecializado, esta fase pode selar o sucesso da restauração dentária e facial. Suturas grosseiras, dentes mal recolocados certamente responderão como insucesso final de seqüelas estéticas irreversíveis, O cirurgião dentista especializado em cirurgia possui conhecimentos para buscar o melhor resultado final. O atendimento ao traumatizado não cessa após esta fase, é importante e vital a colaboração e acompanhamento do Endodontista nas fases de manutenção e final do caso. Do momento do acidente ao primeiro atendimento os fatores, tempo, cuidados com a(s) peça(s) dentárias, contenção, cuidados endodônticos, determinam o prognostico do caso.

Atualmente, os especialistas retardam os processos de rejeição, quanto mais rápida for a primeira intervenção e boa manutenção, mais retardo, ou seja, mais tempo de vida na cavidade oral acidentada. Os casos sem estas regras, sempre resultam em mu dança de cor dos dentes, reabsorções violentas, mobilidade, fistulas entre outras ocorrências.

Trauma facial seguido de Avulsão dentária, deve sempre, após o primeiro atendimento, receber acompanhamento do Endodontista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores