Translate/ Traducir/ Traduci/ Übersetzen/ oversætte/ ترجمة/ 翻译/ перевод/ 翻訳/ 번역/ Преведи/ kääntää/ çevirmek/ tłumaczyć
EnglishespañolItalianodeutsch Oversæt denne side til danskÖversätt webbplatsen på svenskaالعربية中文Русский日本語한국어СрпскиNederlandsSuomenTürkçePolska

Total de visualizações de página

17.4.11

DISPOSITIVO ANTI RONCO


DISPOSITIVO ANTI RONCO

O PROBLEMA: 

A apnéia obstrutiva noturna ou apnéia do sono é decorrente da flacidez dos tecidos da garganta, que acabam por obstruir a passagem do ar. Roncar alto, não importa a posição em que se está deitado, acordar cansado, com a boca seca ou com dor de cabeça são sintomas deste tipo de apnéia (pesquisas vem demonstrando que 40% da população ronca e esse percentual aumenta para 60% nos homens com mais de 60 anos de idade). O distúrbio (a apnéia do sono) caracteriza-se por interrupções da respiração durante o sono que acontecem em intervalos de dez a trinta segundos. Frequentemente, a pessoa não percebe que desperta durante a noite para recuperar o ar antes de voltar a dormir.
Nos casos mais graves esse dorme-acorda pode se repetir até 300 vezes! As consequências para a saúde vão de simples sonolência diurna e dificuldade de concentração à problemas cardíacos como hipertensão, infarto, derrame e, até mesmo, morte súbita. Os obesos são mais propensos a sofrer do problema.
Durante o sono, o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce. Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração dos tecidos moles como palato mole, úvula, língua e faringe. Este é o ronco!

A SOLUÇÃO: 

O Dispositivo Anti Ronco (DAR) é feito a partir de duas placas acrílicas, superior e inferior, conectadas, que mantém a mandíbula posicionada de forma a abrir o espaço faríngeo e liberar a passagem do ar. Segundo estudos, o DAR apresenta a solução do problema em 87% dos casos de ronco e apnéia, contra 20 a 40% dos casos tratados cirurgicamente. Pessoas edêntulas (sem dentes), que usam prótese total ou não, pessoas que possuem próteses parciais extensas que não permitem uma boa fixação do DAR e problemas periodontais em estágio avançado contra-indicam a utilização do aparelho. 

DOR DE CABEÇA AGORA É PROBLEMA PARA DENTISTA!

Enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, dor no pescoço, dor nos ombros, muita gente padece com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução! Você sabia que essa solução pode ser encontrada dentro de um consultório odontológico? Dores como essas podem possuir sua causa no “stress” muscular ou mesmo emocional e por funcionamento inadequado do sistema mastigatório (uma para função). O problema possui crescimento do tipo “bola de neve”, ou seja, vai aumentando com o tempo podendo criar raízes emocionais que levem a uma depressão! O problema, muitas vezes, pode ser resolvido de forma simples, dependendo unicamente do correto diagnóstico.

O bruxismo (ranger de dentes) ou o imbricamento dentário (apertamento) levam a um “stress” da musculatura envolvida (são horas seguidas de funcionamento muscular anormal!) que pode resultar numa fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansaço muscular: dor de queimação. Um dos principais músculos envolvidos é o masseter e a dor costuma se localizar na região das têmporas (entre o final das sobrancelhas e o ouvidos). Estou falando apenas das dores, nem comentei sobre o desgaste dentário decorrente da para função que é terrível! No caso de processo inflamatório as dores são piores e o inchaço, inerente à inflamação, pode pressionar um conhecido nervo que fica na região, o trigêmeo e causar a tão temida neuralgia (e não nevralgia!) do trigêmeo.
A dor é intensa e difusa! O diagnóstico correto é fundamental pois há casos de exodontia (extração) de todos os dentes devido às dores, sendo que o problema poderia ser resolvido de maneira muito mais simples. Placas de relaxamento muscular são capazes de solucionar os principais distúrbios causados pelas para funções do sistema mastigatório. O problema do ronco (ruído causado na respiração ao dormir) e o quadro de apnéia obstrutiva do sono (paralisações na respiração por obstrução da passagem de ar) também podem ser resolvidos no consultório dentário! Esses distúrbios do sono possuem conseqüências trágicas que vão desde a separação do casal ao risco de morte súbita! Quer dor de cabeça maior do que anos mal dormidos devido ao barulho do(a) companheiro(a) ou anos de sono (se é que pode ser assim chamado) que não descansam?
O problema é sério e não se esqueça: o ronco incomoda, a apnéia pode matar! Esses problemas, corretamente diagnosticados, também podem possuir simples soluções no consultório odontológico. Os dispositivos intra orais são pequenos aparelhos usados na hora de dormir que resolvem a maioria dos casos (cerca de 90%). Eles podem trazer de volta um prazer a muito tempo perdido, o de dormir bem!
A abordagem odontológica para esses problemas é razoavelmente recente e talvez por isso não seja tão conhecida. Em contato com profissionais familiarizados com esses problemas, é possível reconquistar prazeres fundamentais ao bem estar, muitas vezes a tempo perdidos! 

DORES OROFACIAIS

Realmente um problema?

Aproximadamente 25% à 45% da população em geral apresenta ou já apresentou algum sinal ou sintoma de Disfunções Temporomandibulares (DTM). Os sinais e sintomas mais frequêntes são: 1) dor localizada na região da Articulação Temporomandibular (ATM - articulação responsável pela abertura e fechamento da boca) ou ouvidos, dor durante o movimento da mandíbula, dores de cabeça agravadas pelo movimento da mandíbula, presença de ruídos na ATM (click ou crepitação), diminuição da abertura e movimentos laterais da mandíbula, desvio da mandíbula durante o movimento de abertura da boca., história de travamento das arcadas e história de trauma da face (devido a acidentes de carro, esportes, quedas, etc...).
Entretanto, apenas 1/4 desta população precisa efetivamente de tratamento. Em uma pesquisa recente (1997) foi demonstrado que, para estes pacientes com sinais e sintomas, realizar o tratamento é efetivamente melhor do que não realizá-lo. Por outro lado, existe uma parcela significativa da população que apresenta sinais e sintomas de problemas de DTM e que definitivamente não necessita de tratamento. Neste grupo, apenas aconselhamento sobre possíveis cuidados e o conhecimento da evolução do problema podem ser suficientes.
O Comitê para Prática Odontológica da Academia Americana de Dor Orofacial publicou recentemente seu relatório sobre problemas de DTM. “A prática do estudo das Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais está expandindo além da área dos dentes e da cavidade oral, passando a incluir o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam a cabeça e o pescoço como um todo.” O estudo desta área passa a ter um aspecto mais amplo, demonstrando que muitas dores de cabeça na região temporal e dores na face podem ter origem nos problemas temporomandibulares.
Existe ainda uma grande controvérsia quando relaciona-se o tratamento ortodôntico às disfunções temporomandibulares. A literatura científica apresenta fortes evidências de que os problemas de articulação temporomandibulares não são causados e dificilmente podem ser eliminados com tratamentos ortodônticos. Existem tratamentos específicos para estes problemas de ATM.
Se você tiver qualquer sinal ou sintoma descrito acima, converse com seu dentista clínico geral ou seu médico e peça maiores informações. Você poderá estar evitando uma série de problemas futuros para a sua saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores